Penúltima rodada da Série B pode definir quem sobe e quem cai

Sport, Coritiba e Atlético-GO podem sacramentar acesso, enquanto Londrina, Criciúma, Vila Nova e São Bento tentam evitar rebaixamento com uma rodada de antecipação
carrossel-penultima-serie-b

A penúltima rodada da Série B do Brasileiro pode definir os times que sobem e também os que serão rebaixados.A abertura será nesta terça-feira, com dois jogos, e o encerramento será apenas no domingo, com Coritiba x Bragantino.

Na tabela, o Sport precisa de um ponto para garantir o acesso, enquanto Coritiba e Atlético-GO podem sacramentar as outras duas vagas do G-4 – isso dependendo dos resultados da rodada. Eles têm, porém, a concorrência direta do América-MG, que mira entrar no grupo de acesso. CRB e Paraná, com 1% de chance cada, ainda sonham.

Na briga contra o rebaixamento, São Bento e Londrina vão fazer um confronto direto, enquanto Criciúma e Vila Nova jogam as últimas fichas para evitar a queda. Dependendo dos resultados, os quatro podem cair já nesta rodada. Figueirense, Oeste e Vitória ainda estão ameaçado e com sinal de alerta ligado.

Dos 10 jogos da rodada, só Botafogo-SP x Cuiabá não vai interferir na briga pelo acesso ou contra o rebaixamento – os dois times apenas cumprem tabela.

Com 35 pontos e com 90% de risco de queda, o Tigre estará rebaixado em caso de derrota. Para seguir vivo, precisa vencer e torcer para o Figueirense não ganhar. Em caso de empate, o Criciúma só não cai agora se o Figueira perder.

Com 1% de chance de acesso, o Paraná tem 54 pontos e precisa ganhar e torcer por uma combinação de resultados para seguir sonhando – o Coritiba ou Atlético-GO tem que perder, e o América-MG pode no máximo empatar.

Operário-PR (9º) x Vitória (14º) – terça-feira, 21h30

Fantasma apenas cumpre tabela. O Vitória, por outro lado, precisa de um empate para escapar de vez do risco de rebaixamento – com 42 pontos, o risco de rebaixamento é de 1%. Se perder, o Leão ainda pode escapar neste rodada – aí precisa torcer para o Londrina não ganhar.

Vila Nova (19º) x Oeste (15º) – quarta-feira, 19h15

Briga direta contra o rebaixamento. Em penúltimo e com 35 pontos, o Vila Nova seguirá vivo se ganhar e o Figueirense não vencer. Se empatar, o Tigre terá que torcer para o Figueira perder – aí irá para última rodada com chances matemáticas. Em caso de derrota, o Vila será rebaixado. O time goiano tem 95% de risco de rebaixamento.

Oeste tem 40 pontos e ainda está ameaçado pelo Z-4 – o risco é de 8%. Para escapar, basta ganhar do Vila Nova. Se empatar, precisa torcer para o Londrina não vencer. Em caso de derrota, vai para última rodada ainda lutando para não cair.

Sport (2º) x Ponte Preta (12º) – quarta-feira, 21h30

Ponte Preta é mais um time que está cumprindo tabela nesse fim de campeonato. O Sport quer finalmente garantir o acesso, que poderia ter acontecido no último jogo, contra o Vila Nova. Com 64 pontos e 99% de chances, o Leão comemora com um empate ou até mesmo com uma derrota – aí dependerá que Coritiba ou Atlético-GO percam, ou que o América-MG no máximo empate.

São Bento (20º) x Londrina (17º) – quinta-feira, 19h15

Mais um jogo dos desesperados da rodada. O São Bento tem 33 pontos e só seguirá vivo se vencer e o Figueirense perder. Qualquer outra situação rebaixa o time paulista para a Série C – o risco de queda é de 99%.

Já o Londrina pode até deixar a zona de rebaixamento. Para isso tem que ganhar do São Bento, além de torcer para que o Figueirense seja derrotado. Por outro lado, o Tubarão pode ser rebaixado se perder em Sorocaba e o Figueira empatar ou ganhar do CRB. O time alviceleste tem 36 pontos e 85% de risco de rebaixamento.

Brasil de Pelotas (13º) x Atlético-GO (4º) – quinta-feira, 21h30

Brasil de Pelotas cumpre tabela, enquanto o Atlético-GO pode fazer desse o seu jogo do acesso. Para isso, tem que ganhar e torcer para o América-MG perder ou empatar com o Guarani. Outras combinações levam a decisão da vaga para a última rodada. Os goianos têm 60 pontos e 73% de chances de subir.

CRB (6º) x Figueirense (16º) – sexta-feira, 19h15

Times em situações opostas. Com 54 pontos, o CRB ainda tem 1% de chance de conseguir o acesso. Para seguir sonhando, precisa ganhar e torcer por uma combinação de resultados para seguir sonhando – o Coritiba ou Atlético-GO tem que perder, e o América-MG pode no máximo empatar.

Já o Figueirense segue na luta contra o rebaixamento. Para escapar de vez, precisa vencer o CRB e ainda torcer para o Londrina empatar ou perder para o São Bento. Uma derrota, porém, pode colocar os catarinenses de novo no Z-4, caso o Tubarão ganhe na rodada. O Figueira tem 39 pontos e 22% de risco de queda.

Guarani (11º) x América-MG (5º) – sexta-feira, 21h30

O Bugre já não tem mais chances ou riscos na tabela. O América-MG segue na briga pelo acesso, com 58 pontos e 45% de chances. Se ganhar, pode entrar no G-4 se Coritiba ou Atlético-GO não vencerem. Um empate ou uma derrota podem encerrar as chances do Coelho, isso no caso de o Coxa e o Dragão ganharem.

Botafogo-SP (10º) x Cuiabá (8º) – sábado – 17h

Será o único jogo apenas para cumprir tabela. Sem riscos ou chances, os times buscam um lgar melhor na classificação.

Coritiba (3º) x Bragantino (1º) – domingo, 16h

O jogo que fecha a rodada pode garantir o acesso ao Alviverde, que tem 60 pontos e 81% de chance de subir. Para conseguir um lugar na Série A, tem que ganhar e contar com derrota do Atlético-GO para o Brasil de Pelotas ou tropeço do América-MG contra o Guarani. Por outro lado, uma derrota pode tirar o Coxa do G-4, caso o Coelho ganhe e o Dragão pelo menos empate.

Campeão e com o acesso garantido, o Bragantino apenas joga para fechar a melhor campanha da competição.

Anúncio

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *